Conheça as 8 etapas do tratamento da água

Já pensou se não existissem as etapas do tratamento da água e a gente bebesse água do rio sem tratamento algum? Entenda esse processo e sua importância neste post.

Já pensou se não existissem as etapas do tratamento da água e a gente bebesse água diretamente do rio sem tratamento algum?

Hoje em dia, com tanta poluição dos cursos d’água, seria quase impossível não passar mal se a gente fizesse isso.

Mas você sabe como a água coletada dos rios ou de poços subterrâneos é tratada para então ser distribuída para a população?

Se você quiser entender isso de forma simples e rápida as etapas do tratamento da água, fica aí que nós vamos explicar.

Sistema de Tratamento da Água

Antes de iniciar é importante a gente entender que o tratamento da água é uma das etapas de algo maior que é o sistema de abastecimento de água.

Esse sistema é formado pelo conjunto de atividades feitas para transformar a água bruta em água potável para a população.

Esse cenário nós temos que o sistema de abastecimento de água é formado basicamente por três etapas, coleta da água que pode ser feito em rios ou em poços subterrâneos, tratamento da água e distribuição da água tratada para a população.

É importante lembrar que o sistema de abastecimento de água faz parte dos serviços de saneamento básico.

Etapas do Tratamento da Água

Etapas do tratamento da água

Após ser coletada na natureza, a água é direcionada para uma estação de tratamento de água, a ETA.

Considerando aqui que será realizado um tratamento do tipo convencional que é o mais comum no Brasil.

Etapa 1: Pré-tratamento

Ao chegar na estação de tratamento a água passa primeiramente por uma pré-cloração e por uma pré-alcalinização que nada mais é do que adicionar cloro que vai facilitar a retirada de matéria orgânica e de metais e adicionar cal ou soda que servem para ajustar o pH da água aos valores exigidos.

Nas fases seguintes do tratamento, após receber cloro e soda ou cal, a água é direcionada para uma espécie de canal chamado de calha parshall.

Etapa2: Coagulação

Nesse local será adicionado o sulfato de alumínio ou cloreto férrico como agente coagulante, sendo a água em seguida agitada violentamente para que assim as partículas de sujeira fiquem desestabilizadas e mais fáceis de se juntarem.

Etapa 3: Floculação

Dando prosseguimento, a água vai agora para o floculador que é um tanque onde acontece a floculação.

No floculador ocorre uma mistura lenta da água, o que vai provocar a formação de flocos com as partículas de sujeira desestabilizadas na fase anterior. Ou seja, vão ser formados focos de sujeira.

Estação de tratamento de Água - Floculação.

Etapa 4: Decantação

Após isso a água sai do floculador e entra no decantador que é um tanque bem grande no qual a medida que a água percorre vai perdendo velocidade ficando mais calma.

Essa calmaria possibilita que os flocos de sujeira formados anteriormente decantem, ou seja, se depositem no fundo do tanque que estando na parte de cima a água limpa que por sua vez será coletada por canaletas e direcionadas para o filtro que é onde acontece a filtração.

Etapa 5: Filtração

No filtro a água passa por meio de camadas de pedras, areia e carvão antracito, assim vão sendo retiradas as sujeiras que ainda restaram na água, deixando ela ainda mais língua.

Ao sair do filtro a água ainda passa por uma última correção do pH que vai evitar a corrosão ou incrustação das tubulações que vão transportar essa água até as residências das pessoas.

Etapa 6: Desinfecção

Em seguida é feita uma desinfecção que é uma última adição de cloro líquido antes de sua saída da estação de tratamento.

Essa desinfecção garante que a água fornecida chegue sem bactérias nem vírus na casa do Consumidor.

Etapa 7: Fluoretação

Por fim acontece a fluoretação que a adição de flúor na água, o que ajuda a prevenir cáries na população.

Etapa 8: Armazenamento

A água tratada é armazenada em reservatórios antes de ser distribuída para as residências e empresas.

Aqui se encerra o processo de tratamento da água e ela já está pronta para ser distribuída por meio de tubulações.

É importante dizer que todas essas etapas do tratamento da água são feitas para retirar da água os poluentes e microrganismos que fazem mal para saúde humana, sendo que cada uma das etapas é focada em retirar da água um determinado tipo de contaminante.

Dessa forma, ao final do processo de tratamento é obtida água limpa de qualidade e segura para ser consumida pelas pessoas.

Saiba Mais…

Se esse artigo te ajudou de alguma forma, compartilha para ele também ajude outras pessoas.

Além disso, deixa aí nos comentários, sugestões de temas que vocês gostariam para os próximos artigos.

Links Relevantes:

A Importância do Uso Racional da Água

10 Dicas de Como Economizar Água em Casa

Como Encontrar Vazamento de Água na Residência?

Como participante do Programa de Associados da Amazon, somos remunerados pelas compras qualificadas efetuadas no nosso site.

OLIVEIRA, L.A.D. Conheça as 8 etapas do tratamento da água. Consciência Hídrica. Disponível em: <https://conscienciahidrica.com.br/etapas-do-tratamento-da-agua/>.

Leandro Oliveira
Leandro Oliveira

Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (UnB). Atua na Gestão dos Serviços de Saneamento Básico há mais de 10 anos, com ênfase em conservação e incentivo ao uso racional da água.  Linkedin: https://www.linkedin.com/in/leandrodoliveira/

Artigos: 46